.

.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Iluminando da melhor forma

Boa noite pessoal, 
já estava querendo voltar a postar faz tempo, mas fiquei um pouco enrolada com a faculdade, estou até pensando em começar a postar fotos dos projetos, desenhos e maquetes, podendo até tirar algumas pequenas dúvidas. Apesar de fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo, continuarei com as dicas de interiores, já que penso em me especializar nessa área depois de completar o curso.

Um assunto que estou querendo falar a bastante tempo, é a questão da iluminação. Atualmente estamos passando por uma certa mudança dos tipos de lâmpada e design.
A luz é importante em um ambiente e pode fazer toda a diferença. Como tudo em decoração, tem os seus truques, podendo dar a impressão de o ambiente ser menor ou maior, do pé direito ser mais alto ou mais baixo, dar ênfase em algum objeto, e, claro, deixar o cantinho mais aconchegante.
Então escolhi algumas fotos para dar alguns exemplos pra vocês, vamos lá  :)


                                                                                                     



Luzes amareladas sem foco "definido",                 dando ideia de aconchego e diminuindo o pé direito (luz voltada para o chão). Temos também um foco na escultura, na parede das janelas.






Esse tipo de iluminação é ótima em um local de descanso, para relaxar, talvez até para ler um livro, podendo usar um abajur como ponto de luz mais forte (assim como aquele lá no fundo).











Neste ambiente, o foco está na parede do fundo (onde estão os três quadros), com lâmpadas de LED, que estão super em alta por sua durabilidade e qualidade. Ainda assim, na parede lateral podemos observar outras fontes de luz, que não dão foco, só deixam o ambiente super iluminado.








Os focos são os abajures, ainda que tenha um trilho com algumas lâmpadas no meio do quarto e um outro (que deve ser aquelas borrachinhas iluminadas) na cortina. Os dois que estão na parede da janela, dão foco à cama (podendo ser aproveitado para ler um pouco antes de dormir) e o outro, destaca um cantinho de descanso (uma espécie de chaise) no mesmo ambiente. 




Aqui, o que eu particularmente amo, há o abuso da luz natural. Uma janela "gigante" atrás da cama ilumina todo o quarto (já ouvi muito dizer que não é o ideal, mas com um black-out dá pra se resolver o excesso, para tirar um soninho a tarde, por exemplo). E para que o quarto continue iluminado durante a noite, vemos um abajur de pé, e dois pendentes (que parecem abajures) ao lado da cama.
Além da iluminação, esse quarto conta com o armário todo de espelhos, que reflete a luz, dando mais luminosidade ainda ao ambiente.


Ps:  um detalhe que me chamou a atenção, e que pelo que eu vi está em tendência, é usar diferentes criados mudos, um pro homem e outro pra mulher. Nesse caso, um deles é uma espécie de mesinha toda branca sem gavetas, e o outro, é todo fechado na cor laranja e mais baixo. GOSTEI!  :)




Luminárias personalizadas, (ADOOOOORO) podendo aproveitar qualquer coisa que você tenha em casa, capas de CD, canos de PVC, colheres de plástico, chapinhas de latinhas, barbante, entre outros. Eu escolhi mostrar essas duas, porque achei bem diferente, a de garrafa nem tanto, mas as xícaras são bem diferentes.
Esse tipo de iluminação já vi muito em restaurantes, barzinhos, mas você pode usar em sua casa também, dando um efeito especial no seu cantinho.













Essas garrafas foram pintadas e ainda usaram meias por cima, bem legal.











Em minha opinião, as mais lindas :)  deixam o ambiente SUUUUPER aconchegante e romântico, usadas em alguma ocasião especial (ou não, algumas pessoas gostam de usar no dia-a-dia). O tipo de foco depende da quantidade usada e o designer existem váaaaarios tipos.





É isso, espero que vocês gostem, esse é um dos meus temas preferidos.
Beijos, até a próxima  :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário